segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Criado o ATENS Sindicato Nacional

Técnicos de Nível Superior das IFES decidem pela criação do ATENS Sindicato Nacional

Fundação do ATENS Sindicato Nacional
Mais de 700 TNS participam da assembleia de fundação do ATENS Sindicato Nacional

Em Assembleia massiva, participativa e histórica, mais de 700 Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior de todas as regiões do país aprovaram democrática e soberanamente a fundação do ATENS Sindicato Nacional. A decisão aconteceu nesta segunda-feira, 3 de dezembro, através de um processo de votação aprovado pela categoria no início de realização da Assembleia.
"Venceu o argumento político que fez tornar a nossa luta respeitada pela categoria. Venceu a defesa da nossa liberdade pra que trilhemos o caminho do fortalecimento da participação dos TNS. Teremos, a partir de agora, a responsabilidade de forjar um sindicato que tenha a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade dos TNS", ressalta a presidente da Comissão Pró-Fundação do Sindicato e membro da diretoria provisória.
O direito dos TNS das IFES de se organizar autonomamente em entidade sindical está amparado na Constituição Federal, na CLT e na Portaria 186 que disciplina a formação e desmembramento de sindicatos no Brasil.
Além da criação do ATENS Sindicato Nacional, com todas as suas prerrogativas organizacionais e jurídicas, a categoria aprovou o Estatuto, disponibilizado na versão eletrônica desde o dia 01 de setembro, na página da ATENS Nacional – www.atensnacional.org.br, e elegeu uma Diretoria, composta por 13 membros, e um Conselho Fiscal, com 5 nomes, provisórios.
A efetivação do processo consolida a caminhada que teve como ápice a plenária do I Congresso da ATENS Nacional, quando a categoria deliberou por unanimidade a formação de uma entidade sindical que respeite as especificidades do trabalho dos Técnicos com Nível Superior das IFES.
"Foi um longo processo, até que a categoria apontasse este caminho como o mais correto a ser seguido, na medida em que agora teremos o respaldo jurídico,  consignado na organização sindical brasileira, e teremos a força política necessária para a garantia de novas conquistas para os TNS nas IFES. O ato final transcorreu dentro da legitimidade consignada nas urnas e no voto", destacou o presidente da diretoria provisória do ATENS Sindicato Nacional.
A decisão é emblemática, pois assegura aos TNS o direito soberano de manifestar-se sobre os rumos a serem seguidos pela categoria. Mais do que isso, coroa uma luta em prol da soberania e da independência de uma entidade sindical dos Técnicos com nível superior das Instituições Federais de Ensino Superior.
A mudança consolida uma nova fase do Movimento dos TNS em todo o país em que a diversidade e as especificidades da categoria deve se refletir na sua organização sindical.
"O ATENS Sindicato Nacional nasce com o desafio de torna-se um representante efetivo da categoria. Nasce com a força da participação dos TNS na sua construção. Nasce soberana e independente", enfatiza o vice-diretor presidente provisório do ATENS Sindicato Nacional, Clóvis Sengel.
Para a diretora Rosa Cavalcante, os desafios postos ao Movimento dos TNS exigem uma organização em que a representação respeite as diversidades postas no nosso cotidiano, propicie uma ampliação do espaço de discussão para problemas que se apresentam no dia-a-dia da categoria.

Diretoria Provisória
Diretoria Provisória

Diretoria Provisória

Diretor presidente                 Edilson Cosme Tavares (UFRN)
Vice-diretor Presidente                 Clóvis Clenio Diesel Senger (UFSM)
Secretário Geral                 Rosário de Oliveira (UFMG)
Diretor de Administração e Finanças         Helena Regina Schwenck (UFV)
Vice-diretor de Administração e Finanças    Margareth Machado Duarte (UFV)
Diretor de Política Sindical             Frederico Cristiano Gonçalves Mourão (UNB)
Diretor de Política de Carreira             José Adroaldo Parcianello (UFSM)
Diretor Assuntos de Aposentadoria         Maria de Louders Pereira Andrade (UFSM)
Diretor Regional Centro-Oeste            Paulo Menezes (UFG)
Diretor Regional Nordeste             Rosa Cavalcante (UFRN)
Diretor Regional Norte                 João Henrique Souza de Araújo (UFRA)
Diretor Regional Sudeste             Paulo Edilson Coutinho Marques (UNIRIO)
Diretor Regional Sul                 Nelson Rosa (UFRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário