sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mensagem da ATENS Nacional aos TNS das IFES

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR
DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
CNPJ 10.950.054/0001-71

MENSAGEM DA ATENS NACIONAL AOS TNS DAS IFES


Caros colegas TNS das IFES

O Movimento dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino vive uma nova fase histórica que representa o fim de um ciclo. Esta fase iniciou-se quando os profissionais perceberam a necessidade de mudanças e decidiram propor novos rumos à categoria dos TNS. Sabíamos, entretanto, que a batalha seria árdua e que para termos um sindicato forte todos precisariam vez por outra “ser sindicalista” e contribuir para os interesses coletivos.

Entre os motivos que nos levaram a aceitar tamanho desafio estão a compreensão de que se faz necessário termos uma entidade que defenda os nossos interesses trabalhistas, salariais e corporativos, bem como o reconhecimento de que uma nova postura sindical responsável, propositiva e de negociação precisava ser ampliada e consolidada em um novo patamar.

O conjunto dos Técnicos de Nível Superior de todas as regiões do país entendeu ser necessário proporcionar debates mais qualificados, avaliando os prejuízos que o nosso atual representante sindical tem acarretado à categoria. É mais do que evidente que o Movimento precisa urgentemente reciclar sua agenda política. Ausentar-se dos debates não é mais uma opção inteligente e participar dele com posições fechadas só pode resultar em perdas para a categoria. A opção pela negociação é uma necessidade objetiva e só pode se reverter em resultados positivos se tivermos uma entidade forte e com uma agenda política propositiva e dinâmica.

Construir o ATENS Sindicato Nacional não é apenas uma questão de escolha de modelo organizativo para o Movimento dos TNS. A questão de fundo é o consenso hoje existente entre a categoria da necessidade de se renovar e representar os reais interesses do segmento dos TNS dentro das IFES.

Propomos um sindicato que apresente uma nova postura política e defenda os interesses específicos da categoria que representa. As reivindicações trabalhistas, como a reposição de perdas salariais, o reordenamento da carreira e da grade salarial e melhores condições de trabalho devem ser pautas permanentes.

A criação do ATENS Sindicato Nacional reforça a tese da reorganização do Movimento dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior, aumentando nossa capacidade de interlocução e firmando nossa identidade sindical.

Portanto, colegas, a hora não é de temer, mas de resolver esta situação e criarmos, enfim, um SINDICATO com todas as prerrogativas que as leis possam lhe oferecer. Desta forma, pedimos sua presença e o seu voto para consolidar o ATENS Sindicato Nacional.

No próximo dia 03 de dezembro, um importante contingente de TNS quer dar um passo adiante na organização sindical do movimento, com a criação da ATENS Sindicato Nacional, uma entidade focada nas demandas específicas da nossa categoria.

A atual legislação, cuja base é o artigo 8° da Constituição de 1988, garante liberdade e autonomia sindical; estabelece o princípio da unicidade sindical: e, finalmente, a representação por categoria. São estes os pilares atuais da organização sindical brasileira, incluindo os sindicatos dos servidores públicos.

Nesse delicado tabuleiro de xadrez deve haver habilidade política para defender o estabelecimento de uma organização sindical democrática, longe das estruturas verticais atuais, democráticas na aparência e centralizadoras na essência. Nesse processo não é conveniente valorizarmos o confronto. O nascimento do ATENS Sindicato Nacional é uma condicionante essencial para que o Movimento consiga interferir de forma positiva nos rumos da nossa categoria.

É chegada a hora de dar um salto qualitativo na nossa organização política.

Rumo ao ATENS Sindicato Nacional

Edilson Cosme Tavares-Presidente da ATENS Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário